Gestão

Guia para organizar a área de Atenção Primária na sua operadora de saúde

Por Robô Laura - 23 de novembro de 2021

O setor de Atenção Primária é um dos que mais demanda organização e planejamento nas operadoras de saúde. Não à toa, as Resoluções Normativas 440 e 452 da ANS regulamentam as boas práticas desse setor.

Nesse cenário, destaca-se também o Programa de Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev), que  estimula as operadoras a adotarem um papel mais ativo na gestão, com foco na manutenção da qualidade de vida da população.

Estamos falando da porta de entrada do paciente, que precisa ser conduzida visando um atendimento coordenado, integrado e contínuo. Por isso, para uma operação bem-sucedida, é preciso antes padronizar e estruturar os processos da Atenção Básica.

Quando esse setor está bem organizado, as decisões ganham assertividade e o risco de falha humana é consideravelmente menor. O resultado desse processo é imediato, auxiliando os colaboradores a fazer diagnósticos mais certeiros e a proporcionar tratamentos mais eficazes, com foco na qualidade de vida e bem-estar dos pacientes. 

Mas você deve estar se perguntando como tirar esse planejamento do papel, certo?

É aí que as ferramentas inteligentes ganham protagonismo. A inteligência artificial que opera por trás desses softwares traz eficiência para os processos e melhora a experiência dos usuários, por meio de um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado. 

Tudo isso é feito com base em um rigoroso trabalho de dados, os quais permitem compreender a fundo a jornada completa do paciente.

Assim, além de evitar erros como internações desnecessárias, o percurso se torna mais econômico e os colaboradores não ficam sobrecarregados, já que muitas tarefas que antes eram manuais passam a ser feitas pelo software. 

Mais do que automatizar operações, essas ferramentas contribuem para a coordenação do cuidado em saúde, centralizando dados e minimizando riscos para que mais vidas sejam salvas.

Pensando nisso, preparamos um guia que vai ajudar gestores na missão de estruturar a Atenção Primária, com foco na produtividade das equipes e na experiência dos pacientes. Acesse o conteúdo e veja como colocar seu planejamento em prática contando com as melhores ferramentas de automação do mercado!

Materiais premium

Conteúdos mais lidos