Gestão

Automação de Processos: por que implementar no hospital?

Por Robô Laura - 25 de janeiro de 2021

Uma automação de processos nada mais é fazer a substituição de tarefas manuais por tecnologias que podem realizar essas demandas. Os casos dos casos, elas cumprem as atividades que humanos levariam algumas horas em apenas alguns segundos e com precisão máxima.

Além da mudança de processos manuais por automáticos, a automação pode diminuir a mão de obra e trazer mais agilidade no tempo de realização das atividades.

Os benefícios vão muito além da economia de tempo. Automatizando processos, é possível obter eficiência, satisfação e engajamento dos colaboradores e até redução de custos.

Seu hospital apresenta rendimento lento e ineficiente? A automação de processos é uma alternativa para mudar essa realidade. Siga a leitura!

O que é automação de processos? 

Automatizar um processo significa recorrer às ferramentas tecnológicas e acabar com trabalhos manuais. São utilizados, principalmente, softwares e sistemas eficientes, que trazem mais qualidade no diagnóstico, além de redução de custos nas atividades operacionais.

Quando os colaboradores gastam menos tempo em processos manuais, eles podem se dedicar às ações estratégicas do hospital. Mais um benefício!

Há soluções disponíveis e vale ressaltar que o uso da tecnologia não significa o fim do trabalho para as pessoas. Na verdade, o trabalho humano continua importante, mas adaptado, otimizado. 

A principal mudança é poder se ocupar das funções mais analíticas, enquanto os sistemas e as máquinas lidam com as demandas burocráticas – e não menos importantes – e também com um grande volume de dados, sem deixar que os detalhes passem despercebidos.

Quais os primeiros passos?

O primeiro passo para automação de processos é mapear as tarefas de todos os setores do hospital. Comece identificando aqueles mais repetitivos em cada área.

Outro passo importante é refletir quais esses processos seriam mais impactados pela automação, pois não adianta automatizar de forma aleatória, sem planejamento. O ideal é avaliar bem quais setores precisam da automatização e quais podem colher os maiores benefícios disso.

O passo seguinte é mostrar os benefícios da mudança para as equipes. Qualquer transformação, para ser efetiva, começa pelas pessoas.

Por fim, escolha as melhores opções no mercado e aquelas que realmente podem ajudar o hospital a sair do manual para o automático e a atingir um novo patamar em qualidade e agilidade no atendimento ao paciente.

Lembre-se, também, de investir no treinamento dos colaboradores. Eles precisam dominar as ferramentas escolhidas para que o processo tenha efeito o mais rápido possível.

Por que automatizar?

Existem muitos benefícios para um hospital que decide fazer uma automação de processos . Além dos citados acima, também deve-se-se-se destacar uma redução das chances de erro nos processos.

Principalmente demandas com detalhes e que repetitivas têm como chances de erros reduzidos a zero, o que é mais difícil para as percepções e limitações humanas. Como resultado, o hospital ganha qualidade nos seus serviços. A seguir, veja outros benefícios:

  • Otimização do tempo e mais produtividade;
  • Padronização e qualidade nas tarefas;
  • Dados disponíveis e novas métricas de resultado;
  • Prazos em dia;
  • Transparência e compliance;
  • Mais comum.

Ferramentas de automação

Atualmente, diversas ferramentas viabilizam a automação de processos para empresas e hospitais. Até as soluções mais básicas, como uma resposta automática de e-mail, ou a adoção de uma planilha do Excel, no caso dos hospitais que ainda estão fazendo contas manuais.

Mas essa mudança também pode ser feita com recursos mais avançados. É o caso de soluções como a Inteligência Artificial e o Processamento de Linguagem Natural (PNL), tecnologia que permite uma máquina entender frases ditas e escritas por humanos, seja por texto ou voz. É uma das formas de os robôs se “prepararem” para auxiliar no atendimento aos pacientes.

Capazes de aprender e repetir tarefas humanas, essas ferramentas estão na vanguarda das soluções para automação de processos , garantindo todos os benefícios possíveis dessa mudança.

O que os olhos humanos não enxergam e não registram, as melhores ferramentas de IA e machine learning captam e guardam para auxiliar o corpo clínico nos desafios do dia a dia.

Transformação Digital 

A automação de processos pode trazer outro grande benefício para o seu hospital: o começo de uma Transformação Digital. 

Para concretizar uma transformação, é preciso trazer uma equipe para a causa, ou seja, mudar a cultura da instituição, das lideranças e dos colaboradores.

Não é só a forma de trabalho que muda, mas a mentalidade do hospital, os processos e até as metas. Chegou a hora de colocar seu hospital na trincheira da disrupção tecnológica, o mesmo lugar onde estão como instituições do topo. 

Manter-se competitiva, em pleno 2021, depende disso e o seu hospital não pode ficar para trás, insistindo em tarefas obsoletas. Se um processo deve ser repetido, automatizar. Se um robô pode realizar um pedido, ligue uma máquina!

Conheça a Laura PA Digital

A Laura PA Digital é uma tecnologia que auxilia gestores para aumentar a sobrecarga e idas desnecessárias ao Pronto Atendimento, aumentar a eficiência e otimizar recursos da equipe médica e assistencial. 

Por meio da triagem virtual, o paciente pode sanar suas dúvidas na plataforma com a Inteligência Artificial e após análise, recebe orientações de prevenção e acompanhamento ou a confirmação de que irá ao hospital.   

Tudo isso aparece na plataforma de previsão de demanda em tempo real, assim, é possível priorizar os atendimentos de urgência e emergência, garantindo a saúde do paciente.

 


Materiais premium

Conteúdos mais lidos

Manifesto de Maya

Manifesto de Maya

O Manifesto de Maya tem o objetivo de tornar a Robô Laura um ambiente equânime, fortalecido e respeitado por todos e todas que aqui trabalham e também por nossos(as) clientes e parceiros(as).

Continue lendo

Por Robô Laura - 8 de março de 2021