Gestão

Benefícios de promover o engajamento do paciente

Por Robô Laura - 26 de abril de 2022

As evoluções trazidas pela transformação digital revolucionaram também a forma como os pacientes são atendidos pelos serviços de saúde. Esse setor está cada vez mais atento à experiência do paciente, de modo a proporcionar um atendimento mais humanizado e acolhedor de ponta a ponta.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre o conceito de engajamento do paciente e como promovê-lo de forma eficaz na instituição, aliando redução de custos nas operadoras de saúde à melhoria na qualidade de vida da população em geral.

Engajamento do paciente

O engajamento do paciente nada mais é do que o envolvimento dele com a instituição de saúde desde a Atenção Primária até a adesão aos programas preventivos, por exemplo. É como se fosse um compromisso que o paciente firma com o profissional de saúde de seguir à risca as prescrições e recomendações para seu tratamento – seja no monitoramento de doenças crônicas, seja nos cuidados de prevenção.

O desafio de manter o engajamento muitas vezes está relacionado à interação superficial entre médicos e pacientes. Quando essa relação é empática, fica mais fácil para o paciente compreender que precisa monitorar adequadamente seu quadro clínico e manter hábitos de vida mais saudáveis. É disso que se trata o conceito de saúde baseada em valor, e não apenas nos serviços prestados pelas operadoras.

Quer saber mais a respeito? Entenda o conceito de saúde baseada em valor e conheça os benefícios dessa prática!

Porque é importante engajar os pacientes?

Além de garantir a adesão dos pacientes aos tratamentos, o engajamento é importante para uma gestão mais inteligente nas operadoras de saúde. Isso inclui a redução de custos operacionais e da carga de serviço dos colaboradores, que poderão redirecionar seus esforços de maneira melhor planejada na instituição.

Há poucas décadas, os pacientes não tinham acesso à internet. Hoje em dia, eles já chegam na consulta munidos de informações que os ajudam a compreender o próprio quadro clínico. Nesse sentido, se o paciente não se sentir devidamente acolhido pelos profissionais de saúde, as chances de ele confiar apenas no que encontrou na internet e não seguir à risca os tratamentos são grandes.

Por isso é tão importante favorecer o engajamento dos pacientes por meio de um atendimento acolhedor, no qual a relação médico-paciente se aprofunda para que o paciente possa se sentir totalmente esclarecido sobre sua condição clínica. Assim, ele terá mais segurança e confiança para seguir as orientações médicas.

Benefícios de promover o engajamento do paciente

O principal benefício do engajamento dos pacientes é a redução de custos nas operadoras de saúde. Afinal, pacientes engajados resultam em tratamentos bem-sucedidos, o que evita despesas extras com procedimentos repetitivos ou desnecessários.

Outro ponto positivo é o sucesso dos programas preventivos, pois o engajamento favorece a adesão dos pacientes a esses programas, culminando em um estilo de vida maia saudável. Em linhas gerais, pontuamos as seguintes vantagens de uma relação médico-paciente mais humanizada:

  • Mais assertividade e segurança nos procedimentos;
  • Melhoria geral nos resultados assistenciais;
  • Experiência mais satisfatória para o paciente;
  • Fidelização dos beneficiários;
  • Gestão de tempo mais otimizada;
  • Colaboradores alinhados e sem sobrecarga de trabalho.

Como promover o engajamento do paciente?

Confira agora algumas dicas práticas para promover o engajamento do paciente no dia-a-dia da instituição.

Priorizar o cuidado centrado no paciente

O atendimento centrado no paciente é um pré-requisito no modelo de trabalho das instituições de saúde atualmente. Como vimos, muitos pacientes estão por dentro de seus quadros clínicos e necessitam de maior profundidade na relação com o médico para se sentirem estimulados a seguir as recomendações.

Do outro lado, o cuidado centrado nos pacientes é importantíssimo para os colaboradores de saúde, pois retroalimenta a base de dados acerca de cada quadro clínico. Assim, o médico consegue manter um histórico completo de seus pacientes e avaliar quais as medidas mais compatíveis para cada situação.

Manter as equipes sempre alinhadas

Pacientes engajados e equipes alinhadas são aspectos que andam juntos no dia-a-dia das instituições de saúde. Isso porque, quando os pacientes seguem corretamente os tratamentos e orientações, os colaboradores têm menos dificuldade para fazer os monitoramentos e elaborar programas preventivos, por exemplo.

Promover o engajamento é, portanto, uma forma de manter o grupo mais alinhado, padronizando certas medidas de atendimento e evitando a solicitação de procedimentos desnecessários, os quais muitas vezes geram custos elevados para as operadoras.

Contar com tecnologias inovadoras

Não há como promover engajamento e cuidado centrado no paciente sem o auxílio de ferramentas tecnológicas. Vivemos a era da transformação digital e precisamos utilizar a tecnologia a favor dos processos, de modo a obter diagnósticos mais precisos e a trazer mais bem-estar aos pacientes.

Nesse sentido, podemos dizer que as ferramentas inteligentes atuam em duas principais frentes: trabalho administrativo e assistência ao paciente. Ao automatizar tarefas que antes eram manuais, essas ferramentas deixam os colaboradores livres para focar em outras demandas prioritárias, inclusive o atendimento humanizado.

Do ponto de vista da assistência ao paciente, os softwares especializados auxiliam nos atendimentos de ponta a ponta, escalando os serviços de atenção primária, fazendo mapeamentos de perfis epidemiológicos e coordenando as linhas de cuidado para uma atuação ágil e eficiente.

Uma assistente digital como a Laura Care é imbatível nesta missão. A ferramenta utiliza a Inteligência Artificial (IA) para entregar aos pacientes e beneficiários um atendimento de qualidade e humanizado durante sua jornada completa.

Conheça a plataforma Laura Care e comece hoje mesmo a transformar processos na sua instituição!

Materiais premium

Conteúdos mais lidos