Tecnologia

Feira Hospitalar 2022: o que aprendemos com ela?

Por Robô Laura - 26 de maio de 2022

Recentemente a Laura participou da 27ª edição da Feira Hospitalar, maior encontro de líderes e profissionais de saúde da América Latina, que atraiu milhares de visitantes ao São Paulo Expo entre os dias 17 e 20 de maio.

Contando com centenas de expositores de mais de 30 países diferentes, a Feira Hospitalar 2022 trouxe como tema a inovação na área da saúde – mais especificamente Back to the Basics: Recuperando o fundamental e assimilando a inovação”.

O momento não poderia ser mais propício para este tipo de debate: a pandemia da Covid-19 acelerou diversas tendências que estavam latentes e acabaram trazendo grandes mudanças para o cenário da saúde como um todo.

A teleconsulta, por exemplo, ainda era uma prática muito pouco difundida em nosso país até pouco tempo atrás. O distanciamento social imposto pelo coronavírus mudou isso, e a própria legislação foi reformulada para permitir que médicos e pacientes pudessem se encontrar remotamente.

Neste momento de (quase) pós-pandemia pelo qual passamos, a Feira Hospitalar tem ainda mais relevância, pois permite que marcas, instituições, estudantes e profissionais da área se encontrem para trocar informações e conhecer as novidades que estão impulsionando o setor.

Como uma das mais proeminentes Healthtechs da América Latina, a Laura não poderia deixar de marcar presença no evento. No estande da Laura os visitantes puderam conhecer nossas soluções e entender como a tecnologia pode ajudar a reduzir custos operacionais e melhorar a jornada do paciente, propiciando a centralização do cuidado e utilizando dados estruturados para otimizar rotinas operacionais.

Time Laura na Feira Hospitalar 2022

feira hospitalar 2022
Parte do time da Laura pronto para receber o público em nosso estande.

O time Laura foi representado na Feira por nosso CEO, Cristian Rocha; nosso CRO, Bruno Amaro e nosso CPO Felipe Locatelli, que estavam acompanhados de integrantes dos times de Produto, Vendas e Marketing: Arieli Reisner (Product Owner); Emanuelli Melo (Sales Manager), Mirela Custódio (Sales Specialist); Felipe Lucca (Marketing Communications Specialist) e Mariana Baldo (Closer).

Representar a Laura em um evento desta magnitude foi uma grande responsabilidade. Entre desafios e perrengues, nossa equipe se superou, e voltou com insights e aprendizados valiosos. Abaixo, trouxemos um pouco da visão de alguns dos membros do time que estiveram na Feira Hospitalar 2022:

Palavra do Cristian Rocha (CEO)

A Feira Hospitalar 2022 teve um foco muito importante na parte de segurança de dados e interoperabilidade e como esses dados podem ser utilizados para aumentar a eficiência das instituições de saúde.

A parte de privacidade dos dados e LGPD foi outro tema abordado. Fazendo um comparativo de 2022 com a edição 2019, temos neste momento um foco muito maior no tratamento de dados, área em que a Laura já tem caminhado.

Em se tratando de tendências de mercado, eu diria que uma das principais é justamente como estruturar dados e informações e, ao mesmo tempo, empoderar as instituições de saúde para que elas possam cada vez mais utilizar esses dados para o suporte de decisões clínicas e, com isso, termos sistemas de saúde mais eficientes.

feira hospitalar 2022
Nosso CEO, Cristian Rocha, foi painelista no debate sobre “Healthtechs e a LGPD: desafios, vantagens e os riscos da judicialização” no HIMSS@ Hospitalar Forum 2022, juntamente com Marina Jacob Lopes da Silva Santos, Head of Legal & Policy da MEMED, Dr. Renato Opice Blum, Proteção de Dados da FAAP, INSPER e Lasse Koivisto, CEO na Prontmed.
A moderação foi feita por Guilherme Hummel, Coordenador Científico do HIMSS@Hospitalar Forum 2022.

Palavra do Bruno Amaro (CRO)

É maravilhoso poder voltar a encontrar presencialmente clientes, parceiros de negócios e amigos em um evento tão importante quanto a Feira Hospitalar.

Para mim, que sou um frequentador da Feira há mais de 12 anos, o que mais chamou atenção foi o quanto cresceu em tamanho e relevância a área dedicada às empresas de tecnologia, bem como os painéis ligados a esse tema. O setor deixou de ficar escondido em um canto para ocupar a área central, com alguns estandes enormes, comparáveis aos dos grandes fabricantes de equipamentos. Para que fique claro, estou falando principalmente de empresas de software!

É gratificante observar que a tecnologia é hoje um “must have” para hospitais e operadoras, pelo seu papel fundamental em reduzir desperdícios e despesas, coletar e armazenar dados e melhorar processos e desfechos clínicos. E o melhor de tudo é saber que além de entregar esses ganhos, as soluções da Laura também integram toda a jornada do paciente, trazendo uma real visão 360º do paciente para os diferentes players do sistema de saúde.

Palavra do Felipe Locatelli (CPO)

Uma coisa que marcou a Feira Hospitalar 2022 é o retorno do evento presencial. Isso traz uma questão bem importante para a saúde, que está voltando para o presencial, mas carrega muito da inovação advinda da pandemia.

Pudemos perceber algumas tendências bem fortes na questão da telemedicina que acaba se consolidando e a grande movimentação dos mais conservadores tentando “correr atrás” agora que isso é uma questão oficial. Também pudemos ver algumas aplicações da realidade virtual, mas ainda muito ligadas à educação.

A Inteligência Artificial, por sua vez, está cada vez mais encontrando seu espaço de aplicações práticas. Vemos muitas empresas utilizando o termo sem oferecer realmente IA, enquanto a Laura é uma das poucas com essa aplicação realmente consolidada na prática – o sucesso do Laura Care em hospitais e operadoras de saúde verticalizadas corrobora isso.

A Feira Hospitalar mostra que há um aquecimento no mercado da saúde, mas o resumo é: consolidação. O mercado está lidando com as novidades que surgiram na pandemia, se assentando e confiando nas iniciativas mais sólidas. 

Palavra do Felipe Lucca (Marketing Communications Specialist)

Poder estar presente em um evento que reúne tantos profissionais da saúde foi um grande prazer! Durante a feira, tivemos a oportunidade de encontrar alguns clientes e parceiros, fazer conexões importantes para a expansão das nossas soluções em território nacional e internacional e explicar o funcionamento e o impacto delas pessoalmente para quem mais precisa.

Aproveitamos para entender como os grandes players deste mercado olham para o presente e para o futuro. A mentalidade de saúde baseada em valor está vindo com força para o Brasil e, embora a palavra-chave do momento seja  “visão 360º”, a grande maioria se refere à gestão hospitalar com softwares de ERP, enquanto nós, da Laura, levamos o conceito de visão 360º atrelada à saúde do paciente e colocamos o indivíduo no centro do cuidado por meio da tecnologia e inteligência artificial.

Para mim, o maior aprendizado da feira foi perceber a real necessidade de dados estruturados na saúde. Já estamos falando sobre isso há algum tempo, mas o contato com tantas pessoas da área nos mostrou que estamos no caminho certo: é necessário iniciar a estruturação dos dados de saúde para que, em um futuro não muito distante, estes dados sejam utilizados com inteligência para gerar melhores desfechos e mais valor em saúde para os pacientes em geral.

Palavra da Mariana Baldo (Closer)

Participar da Feira Hospitalar 2022 foi um misto de sentimentos e emoções: estar em contato com os clientes de forma presencial, ouvindo cada necessidade, cada um com sua realidade, foi incrível. Olhar no olho deles e poder dizer que estamos juntos para ajudar a salvar vidas foi uma experiência única.

Pude conversar com clientes que já me conheciam de encontros online e estreitar os laços de relacionamento. Conheci pessoas que são de outras áreas, mas que viram na Laura a possibilidade de firmar parcerias.

Além disso, pude compartilhar um pouco da emoção que sinto em fazer parte do propósito da Laura e vê-la também nos olhos emocionados de quem entende de fato o que fazemos aqui.

Nos vemos em 2023!

feira hospitalar 2022
Mirela Custódio, Emanuelli Melo e Mariana Baldo no estande da Laura.

Estas foram as percepções de alguns dos integrantes do time Laura que marcaram presença na Feira Hospitalar 2022.

Para nós, é um prazer voltar a encontrar pessoalmente tantos colegas e parceiros de negócios: poder olhar nos olhos de todos, apertar as mãos e compartilhar com tanta gente nossa tecnologia e nossas soluções. Quanto mais eficientes forem os sistemas de saúde, mais vidas poderão ser salvas, e os nossos dados podem fazer uma grande diferença neste resultado.

A próxima edição da Feira Hospitalar já tem data para acontecer: será de 23 a 26 de maio de 2023, novamente no São Paulo Expo. E nós já estamos ansiosos para voltar!

Materiais premium

Conteúdos mais lidos