Inteligência artificial

Inteligência Artificial na saúde: conheça 7 benefícios

Por Robô Laura - 19 de maio de 2021

Quando os filmes do passado mostravam robôs ajudando pessoas, eram classificados como ficção científica. Em pleno 2021, eles são realidade. A Inteligência Artificial na saúde é mais uma evidência de que essa tecnologia está presente em diversos setores. E o que elas fazem? auxiliam, otimizam, calculam, registram e até preveem. 

Há muito tempo a tecnologia está auxiliando hospitais nos seus processos internos e no tratamento de pacientes. Elas transformam os prontuários em digitais, trouxeram mais precisão aos diagnósticos e permitiram que a análise  de dados dos pacientes avançasse. 

Seu hospital está pensando em seguir no caminho da transformação digital? Então, você precisa conhecer os benefícios da Inteligência Artificial na saúde

Quer conhecer novos recursos para melhorar a experiência do paciente e saber como otimizar a gestão de risco em saúde? Siga a leitura!

Benefícios Inteligência Artificial na saúde

Muitos hospitais estão utilizando Inteligência Artificial para auxiliar seus procedimentos e reduzir custos. Ela é capaz de agilizar o atendimento, otimizar cada tarefa e até a realizar diagnósticos preditivos.

A Inteligência Artificial, também denominada com a sigla do termo em inglês, AI, é um ramo da Ciência da Computação que concebe dispositivos simuladores das capacidades humanas, entre as quais, o raciocínio, a percepção e a tomada de decisão. 

Isso mesmo! As máquinas atuando com inteligência humana e como aliadas nos desafios das diversas profissões.

Em primeira mão, pode-se dizer que a Inteligência Artificial na saúde pode otimizar tanto no atendimento – geração de dados, auxiliando a tratar doenças -, quanto nos processos operacionais – diminuindo gastos supérfluos e melhorando os processos que, hoje, são realizados de forma reativa. 

A seguir, destacamos os principais benefícios. Veja!

1 – Aumenta a precisão no diagnóstico

Por meio da tecnologia, atualmente, a medicina conseguiu diminuir a necessidade de cirurgias invasivas e arriscadas. Agora, os médicos conseguem entregar diagnósticos ainda mais precisos, utilizando softwares que disponibilizam imagens dos órgãos internos do paciente.

Um ótimo exemplo disso é a visão computacional, uma das mais importantes aplicações da inteligência artificial na saúde. O conceito é simples: trata-se da habilidade dos computadores de reconhecer e classificar imagens. 

A visão computacional é muito útil em diversas áreas, entre as quais, a radiologia, auxiliando na detecção de nódulos e patologias, por exemplo.

Os algoritmos de Machine Learning possibilitam que profissionais da saúde trabalhem com um grande volume de dados de imagem e instantaneamente. Com isso, a identificação dos problemas médicos ganhou velocidade e acerto.

Os novos equipamentos podem, inclusive, identificar condições clínicas que passam despercebidas pelos médicos.

2 – Otimiza o armazenamento de dados

A Inteligência Artificial na saúde também é benéfica, porque permite que os dados da clínica sejam armazenados na Nuvem (Cloud Computing). Como resultado, aumenta a segurança das informações do paciente. Isso é possível porque diversos procedimentos começam a ser realizados de forma automática.

3 – Aumenta a atenção ao paciente

Com os dados do paciente na nuvem, os médicos podem conhecer mais e melhor o estado de saúde do paciente. Enquanto a Inteligência Artificial gerencia os dados e auxilia na descoberta de diagnósticos, o médico sabe o que fazer diante das diferentes condições.

4 – Permite diagnósticos preditivos  

Um rastreamento do histórico familiar do paciente pode ser feito de forma fácil por uma inteligência artificial na saúde. Para um humano, uma tarefa importante como essa, capaz de mostrar as chances que uma pessoa tem de adquirir determinada doença, seria um pouco mais trabalhosa.

5 – Otimiza busca de sintomas

A Inteligência Artificial na saúde também possui softwares que buscam a incidência de doenças, considerando os sintomas que o paciente apresenta no seu histórico. Dessa forma, consegue descobrir a exata situação do paciente, evitando perda de tempo e os erros médicos.

6 – Possibilita notificações instantâneas

A tecnologia também possibilita notificações instantâneas ao corpo médico, ou a instituição quando há mudanças significativas no estado de saúde de um paciente. Com isso, é possível atualizar o prontuário com precisão e acionar o atendimento rapidamente. Uma solução indispensável, que faz toda diferença nas situações de emergência.

7 – Traz agilidade para o dia a dia

O registro manual de informações era bastante limitado. A Inteligência Artificial na saúde permite que os profissionais façam registros eletrônicos inteligentes, para coletar, armazenar e recuperar informações do paciente com muita agilidade. Com isso, as clínicas podem gerenciar com mais eficiência a informação dos pacientes.

Conheça Laura Inteligência Clínica

A Laura Inteligência Clínica é uma tecnologia que ajuda instituições da saúde a evitar danos e reduzir custos por meio de análises preditivas. 

A Inteligência Artificial do sistema auxilia a equipe médica e assistencial a identificar pacientes em trajetória de deterioração clínica, possibilitando a intervenção antecipada para iniciar com mais tempo a gestão de cuidados, otimizando resultados clínicos e financeiros.

Ficou interessado em conhecer a Laura Inteligência Clínica? Clique aqui e solicite uma demonstração com um dos nossos consultores.

Materiais premium

Conteúdos mais lidos