Linhas ocupadas, demora no atendimento telefônico, filas de espera intermináveis. Se o seu hospital deixa a desejar em algum desses quesitos, é hora de melhorar. Cuidar da saúde das pessoas é mais do que zelar pela excelência no atendimento. É claro que essa é uma entrega importante, mas é preciso oferecer o melhor não apenas em uma, mas em todas as etapas da jornada do paciente . Está com dificuldades nesse sentido? A leitura vai ajudar!
O cenário ilustrado no início do texto certamente vai afastar os pacientes. Ele demonstra falhas em quase todas as etapas da jornada do paciente , ou seja, em cada uma das camadas da relação paciente / hospital.
E adivinha quem mais pode ajudar? Sim, uma tecnologia. Com os melhores recursos, os hospitais podem evitar danos e reduzir custos, em especial quando utilizam ferramentas que fazem análises preditivas.
Os mais avançados estão explorando como maravilhas da Inteligência Artificial e melhorada como soluções que podem identificar os pacientes em trajetória de risco. Resultado? A equipe assistencial ganha mais tempo para fazer o melhor trabalho e iniciar os cuidados. Veja como isso acontece!
O que é a jornada do paciente?
A jornada do paciente é o caminho que ele percorre até chegar ao consultório. Envolve diversas fases, da descoberta dos sintomas, a decisão de marcar a consulta, passando ainda pela escolha dos profissionais e do hospital. Também são consideradas etapas como o atendimento propriamente dito e a avaliação do paciente do atendimento e do processo como um todo.
Em algum momento, a equipe de gestão do seu hospital refletiu sobre a jornada do paciente ? Ou seja, alguém exposta em aumentar o conforto e facilitar cada etapa da relação com o paciente? Se a resposta é não, preciso começar!
Como melhorar a jornada do paciente?
O paciente não quer encontrar dificuldades para marcar um atendimento e também não quer ser mal atendido justamente nos tratamentos de saúde. Por isso, uma missão do hospital é uma só: corrigir toda e qualquer falha na jornada do paciente , aumentar sua proteção e bem-estar nos cuidados médicos.
Existem muitas formas de melhorar a jornada do paciente , por exemplo: orientar sobre consultas online, garantir atendimento humano ainda que virtual e manter contato também no pós-atendimento. A seguir, apontamos outros caminhos, em mais detalhes. Veja!
Evite atrasos
Se o paciente tem mil motivos para se sentir em meio ao caos no mundo lá fora, dentro da instituição de saúde precisa ser diferente. O desafio do prestador de saúde é se aproximar da nulidade quando em se trata de erros.
Sim, a rotina nos consultórios médicos pode ser sobrecarregada, mas o paciente, em hipótese alguma, pode sentir isso. Portanto, organização deve ser uma palavra-chave e disciplina o seu mantra. Evite atrasos nas consultas, tanto do médico quanto do paciente.
Invista em tecnologias
Atualmente, uma série de softwares e sistemas online hospitalares a lidar, por exemplo, com os problemas nos agendamentos e os evitar atrasos. Elas podem trazer melhorias para a gestão do hospital, por isso, não faz mais sentido negar a importância do uso da tecnologia nas instituições médicas.
Além de melhorar o atendimento, trazem diagnósticos mais precisos e auxiliam a equipe médica e assistencial no acompanhamento do quadro clínico dos seus pacientes. São soluções que costumam refletir de forma positiva na jornada do paciente .
Humanização da jornada do paciente
Alguns podem achar que humanizar a jornada do paciente significa tornar o atendimento mais afetivo, cuidadoso e, por assim dizer, humano. Na verdade, a tecnologia também pode trazer um aspecto mais humano ao atendimento e à jornada do paciente .
Quando o hospital consegue diminuir o tempo de espera entre os estágios, por exemplo, está humanizando o atendimento. Todos os estágios podem ser otimizados com a tecnologia e o olhar humano da inteligência artificial.
Pense, também, no contexto da pandemia, que alterou de forma reduz uma das etapas da jornada do paciente : a consulta. Com pessoas orientadas a não sair de casa e, ainda assim, precisando de atendimento médico, qual foi a solução? Consultas virtuais e a consolidação da telemedicina. Mais uma prova de que a tecnologia também humaniza!
Conheça a Laura PA Digital
A Laura PA Digital é uma tecnologia que auxilia gestores para aumentar a sobrecarga e idas desnecessárias ao Pronto Atendimento, aumentar a eficiência e otimizar recursos da equipe médica e assistencial.
Por meio da triagem virtual, o paciente pode sanar suas dúvidas na plataforma com a Inteligência Artificial e após análise, recebe orientações de prevenção e acompanhamento ou a confirmação de que irá ao hospital.
Tudo isso aparece na plataforma de previsão de demanda em tempo real, assim, é possível priorizar os atendimentos de urgência e emergência, garantindo a saúde do paciente.