Inteligência artificial

Como o Laura Stewardship – Powered by MSD ajuda no controle de antibióticos

Por Robô Laura - 2 de dezembro de 2021

A resistência microbiana é uma das questões de saúde pública mais urgentes do mundo. As estatísticas da Organização Mundial da Saúde alertam para esse cenário. Os números mostram que, se o problema não for contido, teremos mais mortes por infecção bacteriana do que por câncer nos próximos 30 anos.

Imagine então um mundo diferente, onde os dados estão conectados, são atualizados em tempo real e o acesso é facilitado. Isso já existe! O Laura Antimicrobial Stewardship é uma solução inovadora focada na análise de dados que vai ajudar você a tirar o Programa Antimicrobial do papel e fazer um melhor controle de antibióticos.

Neste conteúdo, mostraremos como essa solução permite gerenciar o uso de antimicrobianos por meio da sistematização e automação do processo. Continue a leitura e veja como ter os insights na palma da sua mão!

Laura Stewardship no controle de antibióticos

O uso inadequado de antimicrobianos ocasiona a morte de mais de 700 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa estatística alerta para a urgente necessidade de implementação de um Programa Antimicrobial Stewardship nos hospitais, de modo a gerenciar o uso desses medicamentos de forma assertiva e, assim, frear a resistência microbiana.

A Laura é uma empresa comprometida com essa missão. Em parceria com a MSD, a principal farmacêutica que desenvolve antimicrobianos no mundo, lançamos uma solução inovadora que ajuda a prescrever melhor os antibióticos. Trata-se da Laura Stewardship, um programa de gestão antimicrobiana, que tem sua operação em uma plataforma robusta, auxiliando nas tomadas de decisão por meio da Inteligência Artificial para favorecer a coordenação do cuidado com a saúde de ponta a ponta.

A Laura Stewardship é uma solução focada na análise de dados, atuando no controle de antibióticos por meio da disponibilização de alertas de resultados de exames de cultura, histórico completo de medicação, lista de antibióticos resistentes a uma bactéria, entre outros recursos.

Utilizamos nosso amplo know-how em modelos de Machine Learning na saúde para oferecer um poderoso Programa de Gestão Antimicrobiana que impacta positivamente a rotina de médicos e pacientes. Com essa solução tecnológica, é possível definir e gerenciar a terapia com mais segurança e assertividade.

Instituições que não contam com esse tipo de tecnologia costumam enfrentar muitas dificuldades na análise da microbiologia do hospital. Sem o auxílio de ferramentas inteligentes, o tempo médio para fazer essa análise em todas as alas hospitalares é de 6 meses, o que impossibilita tomar decisões clínicas com agilidade. A principal consequência é o risco à segurança dos pacientes.

A demora na atualização do perfil antimicrobiano e as milhares de planilhas desatualizadas e com informações fragmentadas também são fatores que desperdiçam tempo operacional e comprometem a produtividade das equipes. Com a Laura Stewardship, esses problemas poderão ser resolvidos. Confira os benefícios da solução:

  • Otimização do consumo de antimicrobianos;
  • Aumento da taxa de acerto terapêutico empírico;
  • Prescrições antibióticas com base no perfil de sensibilidade do hospital e dos custos dos antibióticos;
  • Melhor desempenho e produtividade da CCIH;
  • Redução do desperdício de recursos hospitalares;
  • Aumento da taxa de descalonamento em pacientes com hemocultura positiva;
  • Diminuição de custos com profilaxias cirúrgicas inadequadas.

Funcionalidades e diferenciais da Laura Stewardship

Vimos que a Laura Stewardship atua na organização e estruturação de dados, calculando a incidência de novos casos envolvendo o controle de antibióticos e apresentando os resultados de forma integrada ao prontuário eletrônico. Assim, o médico poderá definir e gerenciar as terapias com mais segurança e rapidez. Vamos às funcionalidades e diferenciais da solução.

Busca por alertas

Por meio dos alertas, o médico poderá conferir o resultado dos exames de cultura rapidamente. O aplicativo também mostra o histórico de medicação do paciente, detalhando dose e horário da aplicação.

Visualização dos resultados

Com o Laura Stewardship é possível visualizar de forma prática e instantânea os resultados de exames, patógenos e o perfil de sensibilidade das bactérias e antibióticos.

Integração de informações

A solução permite ter uma visão ampla da microbiologia do hospital inteiro em um só lugar. Essa funcionalidade permite buscar por pacientes internados em determinados setores da instituição em poucos segundos.

Verificação dos protocolos

A Laura Stewardship facilita o acesso aos protocolos clínicos hospitalares (pediatria e adulto) da sua instituição. Os registros ficam armazenados em uma seção exclusiva para acessar a qualquer momento.

Histórico de registros

Tenha fácil acesso também ao histórico de incidência de patógenos e antibióticos segmentados por setores na sua instituição.

Com tantos recursos, não será difícil implementar um Programa Antimicrobial Stewardship bem-sucedido no hospital, fazendo um melhor controle de antibióticos e evitando a resistência microbiana.

Saiba mais sobre a Laura Stewardship e surpreenda-se com o que a Inteligência Artificial é capaz de fazer pela sua equipe e seus pacientes!

Assista também, a gravação do evento: Estruturação de Programas de Stewardship: das planilhas à Inteligência Artificial.

evento-laura-ams

Materiais premium

Conteúdos mais lidos