Manifesto de Maya

Manifesto de Maya

Por Robô Laura - 8 de março de 2021

No dia 02/09/2020 todas as mulheres da Robô Laura, se reuniram para que juntas instituíssem o “PROTOCOLO DE MAYA”.

“O Manifesto de Maya é a união de desejos trazidos por nós e tem o objetivo de preservar a cultura de um ambiente neutro que respeita a equidade de gênero.”

O Manifesto

Diante de uma realidade desigual para as mulheres, em dois mercados extremamente masculinizados: tecnologia e saúde, as mulheres da Laura uniram suas forças e reivindicações através deste Manifesto que é um meio de comunicar como a equidade é fomentada na Laura.

O Manifesto é uma tradução de anseios, uma ferramenta de mudança no mercado e um instrumento de comunicação interna e externa. Queremos preservar e fortalecer a cultura já existente de um ambiente neutro que respeita a equidade de gênero.

O Manifesto de Maya tem o objetivo de tornar a Robô Laura um ambiente equânime, fortalecido e respeitado por todos e todas que aqui trabalham e também por nossos(as) clientes e parceiros(as). Além disso, queremos gerar impacto social: nossa meta é ter ao menos 51% do nosso quadro efetivo composto por mulheres, ganhando o mesmo que os demais e em todas as funções da empresa. Também queremos incentivar e contribuir para o desenvolvimento de todas as mulheres no que diz respeito ao conhecimento em tecnologia.

Na Laura

  1. Não existe espaço para pensamento e tratativas machistas;
  2. Gostamos de ser tratadas com respeito. Piadas e outras formas de objetivar mulheres não são bem vindas por aqui;
  3. Somos valorizadas por nossas habilidades dentro de nossa área de atuação. Sendo apontadas como referência e autoridade nos assuntos, principalmente para nossos clientes e parceiros;
  4. Não há diferença salarial para cargos e salários dentro da mesma hierarquia e para todas as funções;
  5. Homens são empáticos e respeitam nossos momentos pessoais, como a TPM. Compreendem nossos sintomas e também o quanto isso pode afetar nosso dia;
  6. As mulheres não competem entre si. Pelo contrário, nos apoiamos, fortalecemos e empoderamos umas às outras. Somos nossa própria rede de apoio. Não existe competição entre nós. Estamos juntas!
  7. Temos uma diretoria que nos defende e se posiciona a nosso favor. Temos respaldo;
  8. A comunicação respeita diferentes gêneros para diferentes cargos, desse modo, sempre que possível, fazemos uso de palavras neutras como time e equipe.

Materiais premium

Conteúdos mais lidos