Gestão

Por que usar a tecnologia nos Procedimentos Operacionais padrão (POP) em saúde?

Por Robô Laura - 16 de novembro de 2021

Elaborar um procedimento operacional padrão (POP) em saúde é imprescindível para a fluidez do cuidado e, principalmente, para a correção das atividades. 

Considerando o grande fluxo de dados que circula na área de Atenção Integral, contar com a ajuda da tecnologia é essencial para garantir processos claros, objetivos e assertivos. Afinal, não podemos ser negligentes quando o assunto é a vida.

Leia até o final e descubra os benefícios que a tecnologia pode trazer para o desenvolvimento de procedimentos operacionais padrão.

Desafios em criar um Procedimento Operacional Padrão (POP)

O Procedimento Operacional Padrão em saúde, mais conhecido pela sigla POP, nada mais é do que um documento descritivo sobre a execução das tarefas institucionais. 

Trata-se de uma espécie de manual que orienta os colaboradores quanto às práticas e diretrizes de atuação, padronizando, assim, as atividades e mantendo a equipe sempre alinhada.

Em linhas gerais, o POP determina tudo o que deve ser feito, de que maneiras, por quem e quando. 

Para a gestão em saúde, definir bem esses processos é primordial para evitar erros ou negligências que possam colocar em risco a vida dos pacientes. Além disso, procedimentos operacionais bem definidos trazem fluidez à rotina, o que impulsiona a produtividade do grupo e a qualidade dos serviços prestados.

É aí que entram as novas tecnologias e o potencial de acelerar o fluxo de informações por meio de processos inteligentes e automatizados. 

Com o auxílio de softwares específicos, é possível otimizar não só a coleta e a análise de dados, como também racionalizar essas tarefas, de modo que as interpretações levem a uma tomada de decisão baseada em evidências, ou seja, livre de falhas ou improvisos.

Benefícios da tecnologia para POPs em saúde

Segurança nas operações, transparência na rotina e redução de custos são algumas das vantagens da padronização de processos na área da saúde. 

A seguir, explicaremos melhor esses benefícios e como você pode alcançá-los investindo na ferramenta certa para o segmento.

Decisões mais precisas

Com um software que permite conhecer a fundo a carteira de beneficiários – a partir do cruzamento de dados e da geração de insights valiosos – o processo de tomada de decisões fica muito mais preciso. 

Nesse raciocínio, as equipes de saúde não vão mais agir de forma intuitiva. Pelo contrário, os processos serão direcionados da maneira mais clara possível, efetivando resultados e acelerando o fluxo de trabalho.

Outras funcionalidades das ferramentas inteligentes nesse processo, incluem a definição de pontuações de risco, estruturação de pré-diagnósticos e elaboração de análises preditivas

Assim, as intervenções se tornam mais efetivas, já que as equipes médicas saberão ao certo quando intervir em casos de deterioração de quadros clínicos, por exemplo, evitando atrasos que poderiam comprometer a saúde do paciente.

Acompanhamento  contínuo 

O acompanhamento de pacientes é uma atividade contínua e deve ser prevista no POP. No entanto, para que essa tarefa seja bem-sucedida, é preciso alimentar corretamente a base de dados da instituição. É isso o que uma boa ferramenta inteligente faz, além de estruturar esses dados para favorecer conclusões assertivas e no timing certo.

Alguns exemplos de acompanhamento incluem os casos de telemedicina – nos quais o paciente precisa ser acompanhado à distância nos exames, prescrições, etc. – e a antecipação de situações de risco em geral, as quais exigem intervenções rápidas e precisas.

Equipes mais produtivas 

É natural que, tendo bons softwares como aliados no procedimento operacional padrão, as equipes vão render mais e ganhar motivação extra. 

Isso porque uma série de atividades que antes eram feitas de forma manual, agora poderão ficar a cargo dessas ferramentas. Dessa forma, impulsionamos a produtividade do grupo e contribuímos para processos mais eficientes e com qualidade. 

Menor probabilidade de erros 

Além de evitarem a sobrecarga de trabalho, vimos que as ferramentas de automação reduzem a probabilidade de erros nos processos de saúde, a exemplo do acompanhamento de pacientes. 

Isso só é possível graças à inteligência artificial que opera por trás dessas ferramentas, racionalizando o POP para que os colaboradores saibam exatamente o que fazer e a que resultados isso levará.

Gestão facilitada

Outra vantagem da tecnologia e suas interações com o POP é a facilidade de gestão dos processos e das equipes. 

Como as ferramentas tecnológicas estão sempre levantando os indicadores dos fluxos de atendimento, fica fácil monitorar as operações e propor ações cada vez mais direcionadas aos diferentes perfis de atendimento.

Além disso, esses softwares oferecem uma série de informações valiosas que ajudam o gestor a comprovar o custo-efetividade em Atenção Primária e sua participação na redução de sinistralidade e custos assistenciais. Acesse esse guia que explica como organizar a Atenção Básica com o auxílio de ferramentas inteligentes.

Apoio nas acreditações

Contar com uma solução que otimiza processos na operadora de saúde é um grande facilitador para atender às resoluções normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Está prevista na RN 452 a melhoria da gestão organizacional, da gestão em saúde, da gestão rede operadora e da experiência dos beneficiários. Por sua vez, a RN 440 estabelece a Certificação em Boas Práticas em Atenção Primária em Saúde.

Em ambos os casos, a tecnologia contribui com a entrega de resultados robustos que podem ajudar a operadora de saúde a dar um salto de qualidade e se tornar referência no mercado.

Solução Laura Care

As soluções de inteligência artificial da Laura podem ajudar você nessa missão, otimizando o POP e garantindo operações mais ágeis e efetivas.

Nosso objetivo é democratizar a saúde por meio da tecnologia. Geramos impacto social positivo em larga escala, a partir do acompanhamento completo da jornada do paciente

O Laura Care é uma solução para operadoras de saúde organizarem e escalarem o atendimento aos beneficiários, ao mesmo tempo em que otimizam o uso de recursos.

Se a sua intenção é melhorar processos, atendimentos e diagnósticos, não deixe de conhecer nossas soluções de inteligência artificial. Agende uma conversa com um de nossos especialistas e surpreenda-se com o que a tecnologia é capaz de fazer pela sua operadora.

Materiais premium

Conteúdos mais lidos