Gestão

7 passos para criar um Promoprev na operadora de saúde

Por Robô Laura - 30 de dezembro de 2021

No último ano, as iniciativas do Promoprev registradas pela ANS contemplaram aproximadamente 2,6 milhões de beneficiários.

O Promoprev (Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças), o qual tem incentivo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), consiste em um estímulo às operadoras de saúde para adoção de medidas preventivas e zelo pela manutenção da saúde na população.

As principais áreas de atenção dos programas concedidos pelas operadoras em 2020 foram: saúde da criança, do adolescente, do adulto, da pessoa com deficiência física, do idoso, da mulher, do homem, mental e bucal.

Neste artigo, mostraremos detalhes sobre o Promoprev, como criá-lo na operadora de saúde e dicas para o projeto ser aprovado pela ANS. Confira!

O que é Promoprev

O Promoprev consiste em um conjunto de ações para melhorar as condições de saúde da população. 

Dentro do projeto são adotadas campanhas de prevenção que garantem um olhar mais completo em relação à saúde para esses indivíduos, buscando melhorar a qualidade de vida ao invés de lidar com as doenças apenas quando são diagnosticadas. 

As ações voltadas ao Promoprev, além de serem fundamentais para o bem-estar da sociedade, têm um forte impacto na redução de custos associados à assistência médica para a operadora de saúde.

A ANS define como programa para promoção da saúde as ações orientadas por estratégia que têm como finalidade: 

  • promoção da saúde;
  • prevenção de riscos (agravos e doenças); 
  • compressão da morbidade; 
  • redução dos anos perdidos devido à incapacidade do paciente;
  • aumento da qualidade de vida da população.

Diferença entre promoção e prevenção 

Os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças têm um objetivo em comum: manter a saúde da população. No entanto, a diferença entre os dois pode ser definida da seguinte forma:

  • A prevenção de doenças existentes visa ações específicas para redução do desenvolvimento e agravamento de doenças, como o mapeamento de perfil epidemiológico. Essa prática tem como objetivo ter o histórico de saúde completo da carteira de beneficiários. Para assim, a operadora priorizar programas e reduzir taxas altas de determinadas doenças;
  • A promoção da saúde se trata do envolvimento e educação da população para a adoção de comportamentos saudáveis ​​e mudanças nos hábitos para reduzir o risco de desenvolvimento de doenças. Por exemplo, as linhas de coordenação do cuidado, que é o itinerário que o paciente realiza na rede organizada de saúde, é composta por ações como promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do paciente.

7 passos para estruturar um Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças

O delineamento de diretrizes é fundamental para que o Promoprev seja desenvolvido da forma adequada e conforme as normativas da ANS. Sendo assim, é preciso definir os objetivos, áreas de atenção, o público-alvo, quais ações serão implementadas e os resultados esperados.

De modo geral, é necessário realizar uma introdução com as ações a serem realizadas pelo programa. Em seguida, é feita uma análise da situação atual, o que pode ser uma síntese de avaliação de promoções similares anteriormente implementadas. 

Posteriormente, é apresentado um plano, o qual inclui uma programação de atividades de forma detalhada. Existem diversos tipos de programas de saúde, os quais podem ser nacional, estadual ou municipal, ou que podem se destinar para atender necessidades específicas. 

O Promoprev serve para operacionalizar as políticas de saúde por meio do planejamento, execução e avaliação de ações, prevenção, tratamento e recuperação da saúde. Confira a seguir os passos para estruturar um Promoprev de acordo com a ANS:

  • Garanta  a capacitação profissional e qualificação da equipe;
  • Defina qual será o método para identificação do público elegível ao programa; 
  • Estabeleça as regras de participação no Promoprev, os objetivos, cobertura e metas do programa; 
  • Estipule os indicadores de monitoramento e avaliação das ações, dos resultados, da adesão dos beneficiários, entre outros; 
  • Defina os protocolos clínicos que serão adotados no programa; 
  • Desenvolva e implemente um sistema de informação para a gestão do programa;
  • Certifique a integração do programa com a rede prestadora de serviços à saúde e entre os profissionais da equipe multidisciplinar.

Como ter o Promoprev aprovado na ANS

Para o Promprev ser aprovado pela ANS, é essencial que o preencha todos os requisitos estipulados pela agência. Dessa maneira, os programas passam por uma análise e aprovação de carácter voluntário, para que a promoção seja focada na coordenação do cuidado dos beneficiários. 

Entre os critérios mínimos para análise do formulário de cadastramento da Promoprev na ANS, podemos listar:

  • Enviar todas as informações com regularidade referentes ao SIP e ao DIOPS;
  • Dispor de estratégias de identificação da população beneficiário do programa; 
  • Possuir estratégias de ingresso da população-alvo no programa;
  • Determinar um sistema de informação que permita o controle de entrada, acompanhamento e saída dos beneficiários do programa;
  • Ter um número de participantes inscritos correspondente a, no mínimo, 20% do total da quantidade inicial informada.

Conheça mais sobre quem ajudamos

Solução para criar um Promoprev

A tecnologia é uma ótima aliada na implementação e monitoramento das ações do Promoprev. Isso porque para definir o público-alvo e planejar programas eficientes, é importante analisar as informações de maneira prática e sistemática, identificando padrões e fatores de risco.

O Laura Care é uma plataforma de coordenação do cuidado que utiliza inteligência artificial (IA) para realizar um atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes. A tecnologia é capaz de escalar os serviços de promoção e prevenção à saúde, e de atenção primária à saúde  por meio de:

O Laura Care é uma tecnologia vantajosa para operadoras de saúde que desejam aprimorar seus processos, indicadores e diminuir gastos, garantindo resultados positivos para o setor.

Quer saber mais detalhes sobre o Laura Care? Então, entre em contato agora mesmo!

Materiais premium

Conteúdos mais lidos