Automatização de processos, redução de custos operacionais e assistência de qualidade são algumas vantagens que o uso da tecnologia traz para a área da saúde. Hoje em dia, é praticamente impossível aprimorar os resultados clínicos sem o auxílio de ferramentas inteligentes, tendo em vista os diversos recursos que os avanços tecnológicos trouxeram para o dia a dia das instituições hospitalares e operadoras de saúde.
Neste conteúdo, você vai descobrir como tornar os resultados mais ágeis e eficientes com o auxílio de um assistente virtual que otimiza os processos de gestão, centralizando informações e gerando insights valiosos – tudo isso na palma da sua mão.
Evolução da tecnologia nos resultados clínicos
Os avanços trazidos pela transformação digital possibilitam que o profissional de saúde trabalhe com sistemas integrados, que atuam tanto no âmbito da gestão administrativa quanto na assistência aos pacientes. Assim, é possível gerenciar todas as demandas hospitalares com agilidade e utilizar dados confiáveis para nortear a tomada de decisões.
A efetividade dos sistemas inteligentes reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados, bem como na segurança dos pacientes e na humanização dos atendimentos. Isso sem falar na produtividade dos colaboradores, que também é impulsionada com o suporte de softwares especializados.
Com a automatização de tarefas que antes eram manuais, os profissionais da saúde ganham mais tempo para focar nos atendimentos, de modo a proporcionar a melhor experiência possível aos pacientes.
Os assistentes virtuais são ferramentas indispensáveis para escalar os serviços da Atenção Primária por meio do mapeamento de perfis epidemiológicos e da coordenação das linhas de cuidado para uma atuação centrada no paciente.
Isso é possível graças à Inteligência Artificial (IA) que opera por trás dos softwares, centralizando informações e gerando insights valiosos a partir de um rigoroso trabalho de processamento de dados que vai dar suporte às decisões clínicas.
O uso de softwares especializados para aprimorar processos em saúde já se tornou uma prioridade em toda instituição que busca se inserir no contexto da medicina do futuro e digitalizar suas operações.
Desde sempre a Laura é comprometida com essa missão, e oferece soluções de Inteligência Artificial com o objetivo de acessibilizar a saúde por meio da tecnologia. A Laura Assistant é uma das ferramentas que auxiliam os gestores na tomada de decisão.
A solução centraliza informações e permite acesso instantâneo aos dados essenciais para a condução dos processos em saúde. Entre as funcionalidades do software, destacamos:
- Acesso às principais informações para conduta com paciente, através de conexão em tempo real com o prontuário eletrônico do paciente (PEP);
- Recebimento de alertas de exames com resultados críticos;
- Suporte para tomada de decisão clínica (deterioração clínica, neutropenia febril, lesão renal aguda, MEWS, NEWS, PEWS, etc);
- Acesso à linha do tempo completa com os eventos da internação dos pacientes (exames, cultura, medicação, sinais vitais e alertas);
- Avaliações beira leito (coleta de sinais vitais pela equipe assistencial);
- Visualização em três níveis (macro, média e detalhada) de todos os pacientes que estão internados no hospital.
Essas funcionalidades impactam na qualidade dos serviços prestados, trazendo uma série de benefícios para todos os envolvidos: instituições, operadoras e, claro, médicos e beneficiários. Pontuamos as principais vantagens:
- Aumento da capacidade de atendimento;
- Humanização dos serviços prestados;
- Centralização do cuidado no paciente;
- Acompanhamento da evolução dos quadros clínicos;
- Conhecimento aprofundado da carteira de beneficiários;
- Promoção e prevenção da saúde em larga escala;
- Redução de atendimentos desnecessários.
Segurança e privacidade nos resultados clínicos
Como vimos, o uso dos assistentes virtuais é fundamental para otimizar o tempo das equipes de saúde na realização de diversos procedimentos e demandas do setor.
O prontuário eletrônico, por exemplo, é muito vantajoso do ponto de vista da segurança e privacidade dos resultados clínicos. Estando de acordo com as regulamentações da LGPD, esse recurso reduz riscos associados à caligrafia de documentos, armazenamento de dados e duplicidade de informação.
Além disso, com a base de dados disponível em tempo real, os colaboradores conseguem otimizar a produtividade, prestando os serviços relacionados a exames e diagnósticos de uma forma muito mais ágil e efetiva.
Agilidade e eficiência com o uso da tecnologia
Resumimos a seguir os principais benefícios do uso da tecnologia para a gestão de processos hospitalares e para a experiência do paciente.
Automatização de processos
Vimos que automatizar operações é importante para liberar os colaboradores de tarefas repetitivas e manuais que acabam consumindo muito tempo das equipes. Além disso, esse percurso é vantajoso porque reduz significativamente os riscos de falhas humanas, o que torna os resultados clínicos mais seguros.
Benefícios para pacientes
Os benefícios do suporte tecnológico estão bastante relacionados também à experiência dos pacientes. Afinal, quanto mais ágeis e eficientes forem as operações, mais qualidade terão os atendimentos. Outra vantagem é em relação ao engajamento dos pacientes, que se sentirão mais envolvidos na percepção do cuidado pelas operadoras de saúde.
Redução de custos operacionais
A inteligência de dados leva à redução de custos operacionais porque torna o fluxo de trabalho mais direcionado. Assim evitam-se, por exemplo, procedimentos repetitivos ou desnecessários que podem, eventualmente, gerar custos extras para as operadoras. Além disso, a centralização de informações em uma base eletrônica dispensa a necessidade de impressão de documentos. A digitalização também ajuda a economizar .
Com tantas funcionalidades e diferenciais, ficou fácil compreender por que o uso das plataformas inteligentes vêm se consolidando no setor de saúde, não é mesmo?
As ferramentas tecnológicas e de Inteligência Artificial da Laura ajudam você a se enquadrar nesse cenário de transformação digital, auxiliando no monitoramento da jornada do paciente de ponta a ponta e oferecendo todo o suporte necessário para uma gestão bem-sucedida.
Se você também tem interesse em transformar processos por meio da Inteligência Artificial, conheça a Laura Assistant e surpreenda-se com o que a tecnologia pode fazer pela sua instituição de saúde!