Você já sabe que tem diabetes, mas será que sabe sobre os riscos de não tratar o diabetes? Por isso é importante fazer consultas de rotina e tomar os medicamentos recomendados por um médico: eles podem salvar sua vida. Lembre-se que o diabetes pode causar complicações sérias se não for tratado adequadamente. As complicações mais comuns são:
- Doença Renal Crônica (pode levar para hemodiálise ou transplante de rim)
- Retinopatia diabética (pode levar a cegueira)
- Doenças cardiovasculares (podem causar infarto, derrame cerebral, insuficiência cardíaca)
- Doenças Vasculares (podem causar amputações)
Portanto, não deixe de tratar seu diabetes! Aqui temos algumas dicas importantes para você seguir no dia a dia:
1. Tenha uma alimentação saudável
A alimentação é fundamental no controle da doença. Diabéticos devem consumir alimentos ricos em fibras, frutas como morango, melão e abacate, por exemplo, bem como vegetais frescos e cereais integrais. Quanto menos ingestão de açúcar, melhor.
2. Evite ficar muito tempo sem comer
Os diabéticos não devem passar mais de 3 horas sem se alimentar. Quando isso acontece, há grandes chances do diabetes desregular e acontecer uma hipoglicemia (queda de açúcar no sangue), que pode levar à perda de consciência e até estado de coma. O indicado é se fazer de 4 a 6 refeições por dia, com intervalos de 2 a 4 horas entre elas.
3. Mantenha seu peso ideal
Manter o peso ideal de acordo com os padrões de idade, sexo e altura é importante para regular a glicemia. Pessoas com diabetes e sobrepeso ou obesidade podem ter o controle da glicemia prejudicado, por causa da diminuição da captação de glicose pela insulina, além de apresentarem mais riscos para doenças do coração e acidente vascular cerebral (AVC).
4. Não fume
A nicotina pode alterar os níveis de glicose no sangue e dificultar o controle da diabetes.
5. Mantenha a pressão controlada
Diabetes e pressão arterial têm uma relação importante. Com o passar do tempo, a diabetes deixa as artérias do corpo enrijecidas, de modo que, se a pressão arterial não estiver controlada, há chances de desenvolver pressão alta, o que também aumenta a possibilidade de AVC.
6. Diminua a ingestão de bebida alcoólica
Consumir álcool em excesso pode causar hipoglicemia ou hiperglicemia. Isso acontece por conta da sobrecarga do fígado, responsável por controlar o açúcar no sangue, que neste caso, também metaboliza o álcool.
7. Evite doces
O consumo de doces pode aumentar a glicemia, desregulando e aumentando assim os riscos de complicações do diabetes. O melhor é não comer doces, mas caso coma, a recomendação é que seja após uma refeição salgada.
8. Anote os valores da glicemia
Anotar os valores verificados da glicemia antes e depois das refeições. Isso pode ajudar a perceber quais alimentos podem ser consumidos sem trazer riscos à saúde e quais devem ser evitados.
9. Evite comer algumas frutas isoladamente
Evite frutas com alto teor de carboidratos — como caqui, figo, fruta do conde, mamão e frutas secas, por exemplo. Aposte em frutas que se pode comer a casca ou o bagaço e as ricas em fibras, como tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja. A fibra das frutas reduz a velocidade com que o açúcar delas é absorvido no organismo, o que ajuda a manter controlados os níveis de glicose no sangue.
10. Pratique atividade física regularmente
O hábito dos exercícios físicos ajuda a diminuir os níveis de gordura no sangue, controla o peso, melhora a circulação sanguínea, e ainda ajuda no melhor fluxo de sangue para o coração.
Fonte: ANAD-Associação Nacional de Atenção ao Diabetes
https://www.anad.org.br/diabetes-10-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel/
* atualizado em 26/08/2022
PP-UN-CAR-BR-0034-1