Gestão

Saúde baseada em valor: benefícios e como aplicar

Por Robô Laura - 19 de abril de 2022

O modelo de saúde baseada em valor é uma alternativa inteligente ao modelo tradicional de saúde baseada em serviços, no qual os provedores são pagos pela quantidade de procedimentos que realizam.

Os avanços tecnológicos trazidos pela transformação digital contribuíram para alterar essa lógica, fazendo com que a qualidade dos serviços se tornasse um aspecto mais importante do que a quantidade de procedimentos em si.

Neste conteúdo, falaremos do conceito de saúde baseada em valor – Value-Based Health Care (VBHC) –, quais os benefícios dessa prática e como as ferramentas inteligentes viabilizam essa nova forma de gestão mais humanizada.

Conceito de saúde baseada em valor

Algumas décadas atrás, quando a tecnologia ainda não era suficientemente sofisticada para atender a certas demandas, o funcionamento das operadoras de saúde seguia um raciocínio linear: os planos eram como seguradoras, que cobravam determinado valor para cobrir os procedimentos – consultas, exames, internações, etc.

Esse modelo tradicional é conhecido como saúde baseada em serviços, considerando-se que o conjunto de serviços prestados compunham o produto final da operadora. No entanto, conforme o modelo de saúde baseada em valor vem se consolidando, essa linha de raciocínio se altera, de modo que o produto final dos planos passa a contemplar também o valor agregado de cada serviço.

Isso tem tudo a ver com atendimento humanizado e acolhedor, tendo em vista que quem procura por um serviço de saúde não está buscando apenas resolver um problema, mas também sentir-se acolhido e satisfeito com a experiência. Portanto, no Value-Based Health Care (VBHC), o foco é a geração de valor para trazer mais bem-estar e satisfação aos pacientes.

Diferença com medicina baseada em serviços

Vimos que na medicina baseada em serviços a quantidade é um indicador que prevalece sobre a qualidade dos procedimentos. Esse modelo era bastante conveniente nos tempos em que o foco da atuação em saúde voltava-se para as doenças. Assim, a experiência do paciente ficava em segundo plano para que as resoluções fossem mais numerosas, bem como o volume de procedimentos.

A tendência atual da saúde baseada em valor, por sua vez, migra o foco de atuação para as pessoas. O cuidado centrado no paciente passa a ser o grande pilar desse método, no qual a Medicina Preventiva e as ações de promoção de saúde ganham um espaço maior, tornando os planos de saúde mais atrativos. A relação mais duradoura entre médico e paciente é um dos exemplos que ilustram essa relevância.

Uma diferença marcante entre o modelo convencional de serviços e a VBHC é que, na saúde baseada em valor, todos os processos são impulsionados pela análise de dados. Isso porque essa base extensa de dados clínicos e hospitalares em geral é imprescindível para fundamentar a gestão, o que torna as decisões mais eficazes, evita a sobrecarga de trabalho e concede fluidez à rotina na instituição de saúde.

Benefícios de adotar a saúde baseada em valor

Atendimentos mais ágeis, eficientes e humanizados são alguns dos benefícios de adotar a saúde baseada em valor. Quando a experiência do paciente é priorizada, os serviços entregues estão mais alinhados com as expectativas de cada beneficiário e, consequentemente, geram maior satisfação. Isso também favorece novas adesões.

O suporte das ferramentas inteligentes otimiza a prática da VBHC e agrega outras vantagens, como maior precisão nos diagnósticos, diminuição das chances de erros, rapidez nas decisões clínicas e maior produtividade das equipes. A redução de custos é outro diferencial dessa prática, pois processos baseados em dados evitam desperdício de recursos financeiros com procedimentos repetitivos ou desnecessários.

Resumimos as principais vantagens envolvidas:

  • Pacientes mais satisfeitos;
  • Atendimentos mais humanizados;
  • Antecipação de problemas;
  • Tomada de decisões em tempo hábil;
  • Gerenciamento inteligente de riscos;
  • Redução de custos assistenciais;
  • Equipes mais produtivas e engajadas.

Como aplicar?

Ao longo do conteúdo, falamos da importância de contar com um bom suporte tecnológico para aplicar o conceito de saúde baseada em valor. Afinal, as ferramentas inteligentes são as grandes responsáveis pelo levantamento de dados e análise dos indicadores que vão otimizar a gestão.

O contexto da transformação digital foi, portanto, um fator decisivo para que o modelo de saúde baseada em serviços ficasse para trás. Hoje, instituições que não contam com o devido aparato tecnológico terão muita dificuldade para implementar a saúde baseada em valor e ganharem eficiência nos processos.

Nesse sentido, investir em softwares que otimizam a rotina hospitalar – tanto no âmbito das decisões clínicas, quanto nas tarefas administrativas – é o primeiro passo para praticar uma gestão mais sólida e viabilizar atendimentos humanizados. Não à toa, o setor de saúde é um dos que mais se beneficiou das evoluções trazidas pela tecnologia, uma vez que o segmento exige acurácia, agilidade e efetividade nas decisões.

Como a Laura pode te ajudar?

Ciente desse cenário, a Laura desenvolveu assistentes virtuais que se utilizam da Inteligência Artificial (IA) para entregar aos beneficiários um atendimento de qualidade e humanizado de ponta a ponta. Ou seja, a Laura atua na jornada completa do paciente, desde a Atenção Primária ao gerenciamento de pacientes em risco nos hospitais.

Nossa IA é o primeiro robô cognitivo gerenciador de riscos do mundo. Criado em 2010, hoje o robô Laura já opera em mais de 40 instituições de saúde e ajuda a salvar uma média de dezoito vidas por dia.

O assistente clínico Laura Care, por exemplo, conta com três módulos de atendimento, os quais possibilitam escalar os serviços de Atenção Primária, promoção e prevenção à saúde por meio de mapeamento de perfil epidemiológico, coordenação de linhas de cuidado e pronto atendimento digital.

Quer entender melhor como funciona? Conheça a Inteligência Artificial da Laura e saiba como essa plataforma de coordenação do cuidado ajuda a salvar mais vidas!

Materiais premium

Conteúdos mais lidos