Redução da sinistralidade, melhor gerenciamento da carteira de beneficiários, e experiência mais satisfatória para o paciente são algumas das vantagens de investir em software para plano de saúde.
Hoje em dia, existem diversas ferramentas tecnológicas que otimizam a gestão de processos em saúde para aliar economia de recursos e assistência de qualidade aos pacientes.
Neste conteúdo, mostraremos como aprimorar sua gestão investindo no software certo para a operadora. Continue a leitura e conheça os benefícios de uma operação inteligente desde a Atenção Primária.
Importância de investir em software para plano de saúde
Gerenciar com eficácia uma carteira de beneficiários não é tarefa simples, pois as demandas variam de indivíduo para indivíduo e nem toda instituição dispõe de uma força-tarefa ampla para oferecer o suporte adequado em cada um dos casos.
Para operadoras que trabalham com uma ampla base de informações, é fundamental contar com o auxílio de um software para área de saúde capaz de centralizar esses dados de modo a organizar o dia a dia de trabalho.
Informações “soltas” a respeito dos pacientes, por exemplo, atrapalham a fluidez da rotina corporativa e podem acabar gerando falhas administrativas ou operacionais que oneram os cofres da operadora. Sem falar no risco de comprometer a segurança e o bem-estar do paciente em decorrência dessas falhas.
Podemos dizer que todos os envolvidos saem ganhando na implementação de um software para operadora de saúde. Os gestores se beneficiam de um fluxo de trabalho ágil e organizado; os colaboradores ficam mais produtivos e livres de sobrecarga; e os beneficiários passam a contar com mais qualidade na assistência recebida.
Benefícios do software para área de saúde
A desburocratização de processos administrativos é um dos grandes benefícios do investimento em software para a área de saúde. Como vimos, os processos ganham fluidez e, ao mesmo tempo, exatidão – já que passam a ser guiados pela confiabilidade das ferramentas tecnológicas. Ou seja, o gestor não terá que atuar no improviso e conseguirá reduzir ao máximo as chances de falhas humanas na gestão da carteira.
A seguir, resumimos essas e outras vantagens de contar com um bom software para área de saúde.
Cumprimento das normas da ANS
Sabemos que o descumprimento das normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) traz uma série de prejuízos para as operadoras, inclusive multas significativas. Os softwares para plano de saúde auxiliam o gestor a se manter em dia com as regras pré-estabelecidas, a exemplo das Resoluções 440/2018 e 452/2020.
Essas normas estão relacionadas à estruturação do setor de saúde desde a Atenção Primária, visando melhorar o acesso dos beneficiários às operadoras e a qualidade dos serviços prestados. O suporte das ferramentas tecnológicas é um elemento-chave nesse processo, pois permite compreender a fundo o perfil da carteira de beneficiários e, assim, elaborar um planejamento assistencial mais estratégico e certeiro.
Redução da sinistralidade
Além de ganhar acurácia e agilidade na tomada de decisões, a operadora que investe em um software para área de saúde também terá suporte na redução da sinistralidade. Isso porque o trabalho com a inteligência de dados guiado pelos softwares ajuda a reduzir os acionamentos desnecessários do plano, evitando certos procedimentos ou consultas repetitivas que poderiam onerar a operadora.
Diminuição de custos
O controle orçamentário é um dos pilares no trabalho de um software para plano de saúde. Isso vai desde a redução da sinistralidade até a otimização do desempenho das equipes. Afinal, trabalhando com processos automatizados, as chances de erros operacionais e prejuízos por retrabalho são mínimas.
Gestão efetiva de contratos
Operadoras de saúde geralmente trabalham com uma extensa base de dados, o que dificulta bastante a gestão manual dos contratos. Com o apoio de uma ferramenta inteligente, é possível definir mecanismos de cobrança mais acurados, incluindo mensalidades, tabelas de cobertura, índices de reajuste, entre outros aspectos pertinentes. Isso é imprescindível para evitar inadimplências e prejuízos na gestão de contratos.
Melhoria na experiência do paciente
Todos os fatores que listamos acima dialogam diretamente com a principal atividade da operadora de saúde, que é prestar assistência de qualidade ao beneficiário. Quando os processos internos estão bem organizados, os serviços ganham agilidade e eficiência, uma vez que não haverá encaminhamentos inadequados ou demora para agendar procedimentos e consultas.
A otimização do tempo das equipes é vantajosa também em relação às tarefas mais burocráticas, como a inclusão/exclusão de beneficiários e dependentes no sistema e a gestão das autorizações para exames complexos. Um software para área de saúde tem funcionalidades específicas para organizar e automatizar esses processos, permitindo um fluxo de trabalho mais direcionado.
Outro benefício do trabalho analítico guiado pelos softwares especializados é a compreensão do perfil epidemiológico dos beneficiários. Assim, as equipes da Medicina Preventiva poderão atuar de forma mais assertiva na elaboração dos programas de saúde. Esse é um aspecto decisivo para o engajamento da população na busca por mais qualidade de vida.
Com tantos recursos e benefícios envolvidos, não há dúvida de que trabalhar com o suporte de um software para plano de saúde eleva a operadora a um patamar muito mais moderno e sustentável. Como vimos, as vantagens de uma gestão inteligente vão além do ganho de produtividade dos funcionários, resultando também na satisfação e fidelização do público que terá acesso a uma assistência de primeira.
A Laura é uma referência em gestão inteligente de protocolos e processos hospitalares. Disponibilizamos softwares especializados para que as operadoras de saúde ganhem eficiência administrativa e operacional sem abrir mão da humanização da jornada do paciente.
Quer saber mais sobre nossas ferramentas? Conheça nossas soluções de Inteligência Artificial e veja como gerenciar automaticamente os processos e protocolos da sua instituição!