Gestão

Impactos e tendências da tecnologia 5G na saúde

Por Robô Laura - 28 de abril de 2022

A mais nova geração da internet móvel chega com promessa de velocidade ultrarrápida e avanços na conectividade de dispositivos móveis. Um dos setores que devem ser impactados é a área da saúde, tendo em vista que o setor demanda acurácia e agilidade na tomada de decisões.

Neste conteúdo, falaremos dos impactos da tecnologia 5G na saúde e sobre como preparar sua instituição para esse cenário de transformações. As principais tendências envolvidas são:

  • Telemedicina;
  • Realidade virtual;
  • Monitoramento remoto;
  • Data Analytics.

Continue a leitura e veja como se preparar!

Impactos da tecnologia 5G na saúde

A tecnologia 5G está chegando aos poucos no Brasil: primeiro chega nas grandes cidades e posteriormente se expande para as demais localidades. Os benefícios envolvem uma velocidade de rede ultrarrápida para baixar e enviar arquivos pelo celular e menos delay (aquele atraso típico) em videochamadas, por exemplo.

Para você ter uma ideia dessa evolução, considere que a velocidade da tecnologia 5G pode ser até 100 vezes mais rápida que a geração anterior (4G). Esses avanços relacionados ao tempo de resposta dos dispositivos abrem um leque de possibilidades em diversos setores, especialmente na área da saúde.

Por se tratar de um segmento em que o rigor e a tomada de decisões em tempo hábil são aspectos fundamentais, tirar proveito da tecnologia  é importantíssimo para que os processos sejam cada vez mais eficazes e menos custosos. A seguir, falaremos melhor das tendências que vêm se consolidando com a tecnologia 5G na saúde.

Telemedicina

A telemedicina se potencializou ao longo da pandemia da Covid-19 e contribuiu com o acesso da população aos serviços de saúde mesmo em regiões remotas. A chegada da tecnologia 5G promete impulsionar ainda mais essa prática, otimizando as consultas à distância a partir de conexões mais rápidas, estáveis e sem delay.

O aumento no número de atendimentos remotos também é uma consequência natural desse processo, devido à diversidade de dispositivos médicos conectados às redes, além do emprego de tradutores em tempo real que, em determinados casos, podem ser necessários para facilitar a comunicação entre médicos e pacientes.

Quanto aos exames de diagnóstico por imagem, por exemplo, a tecnologia 5G permitirá o tráfego de um grande volume de dados também em tempo real, o que deve aumentar a produtividade dos profissionais da saúde e facilitar novas avaliações por outros especialistas.

O baixo período de latência das conexões 5G – que é responsável por reduzir a ocorrência do delay – traz uma excelente perspectiva de futuro sobre a realização de telecirurgias com exatidão. Nesse sentido, os robôs utilizados em procedimentos cirúrgicos também ficarão mais ágeis, já que vão demandar menos poder computacional para o processamento ágil de imagens e movimentação.

Realidade virtual

A realidade virtual e a realidade aumentada são outras evoluções trazidas pela tecnologia 5G com impactos positivos na saúde. Esses recursos favorecem o treinamento das equipes de saúde para atender os pacientes com mais eficiência. O uso dos óculos de realidade virtual, por exemplo, pode ajudar no atendimento de pacientes claustrofóbicos ou que sofrem de transtornos de ansiedade.

A ultra velocidade na captação, no armazenamento e na análise dos dados contribui ainda para aprimorar a jornada completa dos pacientes. A possibilidade de integração de dispositivos – por meio da Internet das Coisas (IoT) – como os smartwatches, assistentes virtuais e demais wearables, possibilita diagnósticos mais precisos, atendimentos mais ágeis e abordagens personalizadas conforme as demandas de cada paciente.

Monitoramento remoto

O uso dos já mencionados wearables é uma prática que está se popularizando nos serviços de saúde e que deve se tornar ainda mais promissora com a consolidação da tecnologia 5G. Hoje, já é possível avaliar condições como ritmo cardíaco, frequência respiratória e saturação sanguínea de oxigênio por meio de dispositivos como smartphones e smartwatches.

Com o ganho de estabilidade e velocidade nas conexões, esses processos ganham rigor e precisão, possibilitando a criação em tempo real de algoritmos baseados em Big Data. Isso permite ter uma visão mais ampla sobre a jornada dos pacientes, além de auxiliar os demais profissionais de saúde no compartilhamento de informações que servirão de base para a tomada de decisões.

Ou seja, os pacientes se tornam também mais ativos em relação à sua própria jornada de atendimento, o que contribui para reduzir o número de internações e procedimentos repetitivos ou desnecessários. Nesse sentido, o uso da tecnologia 5G na saúde favorece ainda os procedimentos extra-hospitalares, facilitando serviços como o homecare.

Data Analytics

Todas as tendências citadas anteriormente têm em comum a prática do Data Analytics, que nada mais é do que o trabalho baseado em dados. Por meio dos avanços trazidos pelo 5G, essa tarefa se potencializa para que os profissionais de saúde possam tomar decisões em tempo recorde, fazendo intervenções precisas desde a Atenção Primária até o monitoramento de pacientes crônicos.

Fatores como análises preditivas, necessidade de administração de medicamentos, ajustes de doses e reavaliação de estruturas de atendimento podem ser otimizados com o uso de assistentes virtuais que operam com tecnologia 5G.

A integração dessas ferramentas com outros softwares – como prontuário eletrônico e CRM – possibilita o gerenciamento completo da jornada de cada paciente, favorecendo a coordenação do cuidado e contribuindo para um atendimento mais humanizado de ponta a ponta.

Afinal, embora a tecnologia 5G na saúde traga impactos significativos por si só, o cenário ideal é aquele onde os avanços tecnológicos dão suporte ao fator humano para uma conduta mais personalizada, eficaz e acolhedora.

Se você também quer se preparar para esse cenário com a ajuda da Inteligência Artificial, entre em contato conosco e comece hoje mesmo a transformar processos na sua instituição!

Materiais premium

Conteúdos mais lidos