Inteligência artificial

Tecnologia na saúde: 5 avanços que você precisa aplicar na instituição

Por Robô Laura - 3 de fevereiro de 2021

O ano de 2020, com todos os seus desafios, mostrou como os avanços tecnológicos vieram para transformar as relações humanas e profissionais. Algumas aplicações de tecnologia na saúde podem até não ser novidade, afinal, já existiam. Ainda assim, se destacaram e ganharam mais força com a pandemia e todas as suas mudanças.

O que para muitos foi um ano perdido, para outros, foi um período de descobertas e de aceitação. Mais uma vez, ficou evidente que a tecnologia na saúde é utilizada para trazer, entre outros benefícios, redução de custos, agilidade e precisão.

Quer entender por que alguns recursos tecnológicos podem colocar seu hospital em outro patamar? Quer ficar um passo à frente da concorrência no setor e aperfeiçoar os cuidados e a atenção ao paciente? Então, siga a leitura e delegue tarefas complexas às máquinas!

Aplicações mais relevantes da tecnologia na saúde

Inteligência artificial

Uma das mais importantes aplicações da tecnologia na saúde, a Inteligência Artificial vem ganhando cada vez mais força no setor. E a tendência, segundo um relatório da Accenture, é que o crescimento da sua aplicação no mercado de saúde chegue a casa dos US$6,6 bilhões até 2021 nos EUA.

E não poderia ser diferente. Esses sistemas auxiliam em uma série de tarefas, por exemplo, filtrando dados importantes de forma muito mais célere do que no ritmo manual. 

Como benefício a Inteligência Artificial aplicada à saúde traz significativa redução de custo. A Inteligência Artificial da Laura, por exemplo, pode auxiliar a triagem, por meio da Plataforma de Triagem Virtual, um toque de modernidade e controle ao paciente no atendimento.

Telemedicina

A Telemedicina é outro avanço que ficou evidente na pandemia de Covid-19. Quando somente os serviços essenciais funcionaram, as consultas por vídeo viabilizaram o atendimento.

A Laura, buscando acompanhar tendências de inovações, além da triagem conduzida pela IA, agora também tem um sistema de telemedicina e prescrição digital.

O funcionamento é bem prático: os pacientes do hospital conseguem acessar a teleconsulta e recebem a prescrição de remédio tudo no meio online. Além disso, é possível solicitar exames e receber outras orientações.

PNL(processamento de linguagem natural)

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é outra aplicação essencial da tecnologia na saúde. O termo deriva do inglês Natural Language Processing (NLP) e, basicamente, permite que o robô entenda cada frase dita ou escrita por nós, os humanos.

É assim que os computadores conseguem processar a linguagem natural e entender a nossa linguagem, mesmo diante de erros ortográficos, gírias e ambiguidades. Ou seja, “processamento”, aqui, é o mesmo que análise e entendimento.

O PLN pode ser usado na saúde para estabelecer modelos de classificação com base nos textos dos prontuários. Por exemplo: reconhecer as especificações de uma doença, baseando-se na evolução do prontuário.

Big Data

Na era do hiperdigital, as empresas lidam com dados que vêm de todo lado. Coletar, armazenar e interpretar esses dados é muito mais fácil com tecnologia. 

Quando um hospital investe em tecnologia na saúde, automaticamente, pode se tornar ainda mais atento aos dados de cada paciente. 

Com a Laura, por exemplo, o hospital consegue melhorar o gerenciamento do tempo de reavaliação médica do paciente de acordo com escore de gravidade.

Dados coletados e bem armazenados podem trazer ainda mais benefícios. Veja: 

  • Criar pontuações de risco;
  • Estruturar pré-diagnósticos;
  • Entender as chances de novos sintomas.

Aplicativos

Você deve ter no celular um aplicativo para o banco, outro para entretenimento e de ao menos três redes sociais. Os aplicativos estão presentes não somente na vida pessoal, mas também facilitam o lado profissional.

Se o assunto é a tecnologia na saúde, os apps, com certeza não podem ficar de fora, afinal, eles tornam a vida mais prática em diversos aspectos.

Os benefícios podem ser os mais simples, como lembrar o paciente do controle e uso de tomar determinada medicação. Mas eles também podem auxiliar os desafios do médico e mostrar a evolução de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

O APP da Laura tem uma série de funções para a triagem de sintomas. O recurso pode fazer orientações e precauções, ajudar na confirmação da ida do paciente ao pronto atendimento e também para implementação de FAQs, tirando dúvidas.

Ebook Acreditação Hospitalar - - Robô Laura

Conheça a Laura P.A Digital

A Laura P.A Digital é uma tecnologia que auxilia gestores a diminuir a sobrecarga e idas desnecessárias ao Pronto Atendimento, aumentando a eficiência e otimizando recursos da equipe médica e assistencial. 

Por meio da triagem virtual, o paciente pode sanar suas dúvidas na plataforma com a Inteligência Artificial e após análise, recebe orientações de prevenção e acompanhamento ou a confirmação de que irá ao hospital.   

Tudo isso aparece na plataforma de previsão de demanda em tempo real, assim, é possível priorizar os atendimentos de urgência e emergência, garantindo a saúde do paciente.

Ficou interessado em conhecer a Laura PA Digital? Clique aqui e solicite uma demonstração com um dos nossos consultores.

Materiais premium

Conteúdos mais lidos

Manifesto de Maya

Manifesto de Maya

O Manifesto de Maya tem o objetivo de tornar a Robô Laura um ambiente equânime, fortalecido e respeitado por todos e todas que aqui trabalham e também por nossos(as) clientes e parceiros(as).

Continue lendo

Por Robô Laura - 8 de março de 2021