Gestão

3 maiores tendências na área da saúde

Por Robô Laura - 30 de março de 2022

Vivemos na era da transformação digital. Diversos setores já se utilizam dos avanços tecnológicos para otimizar processos e tornar mais eficientes as rotinas corporativas. Na saúde não seria diferente: as tendências tecnológicas na área da saúde trazem uma série de benefícios para pacientes, médicos e demais colaboradores, como mais agilidade no trabalho e mais rigor nos diagnósticos.

As principais tendências na área de saúde seguem o contexto do Big Data, no qual a análise de dados serve de guia para uma tomada de decisões mais criteriosa, sempre visando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.

Neste conteúdo, falaremos de 3 tendências expressivas no setor. Continue a leitura e saiba como você pode se adequar a elas!

1. Telemedicina

Nos últimos anos, a telemedicina já vinha se desenhando enquanto uma prática estratégica ao redor do mundo. No entanto, devido ao cenário de pandemia da Covid-19, essa tendência se potencializou e ganhou ainda mais destaque como um importante recurso para evitar o colapso do sistema de saúde.

Esse modelo de atendimento médico online segue diversas exigências, de modo a tornar as consultas efetivas e sem abrir mão da qualidade dos serviços prestados.

Nesse sentido, o suporte tecnológico é fundamental, pois viabiliza os atendimentos e democratiza o acesso a uma Medicina mais personalizada.

Para você ter uma ideia da expansão da telemedicina, esse recurso cresceu cerca de 372% de março de 2020 a setembro de 2021, segundo pesquisa do G2 Learning Hub. O uso das ferramentas tecnológicas vai além da viabilização da telemedicina e abrange também aspectos como data analytics para otimizar a performance das instituições no cuidado com o paciente.

Não à toa, a integração dos sistemas de telemedicina com outros softwares utilizados no hospital – como de gerenciamento, prontuário eletrônico e CRM – é crucial para a qualidade dos atendimentos, pois aprimora a comunicação e permite um acompanhamento mais elaborado da jornada dos pacientes.

2. Análise de dados

O data analytics – ou análise de dados, como dissemos no tópico anterior – também é uma das tendências na área da saúde que veio para ficar.

Manter um banco de dados centralizado e integrado é muito importante para o sucesso das operações em saúde. Afinal, com o acesso facilitado às informações, os diagnósticos ganham precisão e a rotina corporativa ganha fluidez desde a Atenção Primária.

Está com dificuldade em organizar a área de Atenção Primária na sua operadora de saúde? Baixe nosso guia gratuito e entenda como a tecnologia pode ajudar!

A padronização de processos e a automação de tarefas (que antes eram manuais) – como a compilação de dados em planilhas desencontradas – também otimiza a gestão hospitalar e acelera as decisões clínicas, além de minimizar os índices de erros que podem ser ocasionados, eventualmente, por falhas humanas.

Embora a inteligência de dados traga uma série de benefícios para as instituições, o processo de coleta, armazenamento e análise dessas informações ainda é bastante complexo para muitas operadoras.

É por isso que contar com um bom aparato tecnológico é fundamental, pois as ferramentas inteligentes não só automatizam a coleta, como estruturam os dados para facilitar o acesso e as interpretações.

Isso evita retrabalho e sobrecarga de funções nas equipes, que poderão direcionar seus esforços para outras prioridades na instituição, como o atendimento humanizado e o cuidado centrado no paciente.

Principais vantagens de trabalhar com a inteligência de dados na área da saúde

  • Maior controle da jornada do paciente: os dados trazem insights mais precisos para compreender as evoluções clínicas e tomar decisões respaldadas pelo histórico do paciente;
  • Menos custos assistenciais: ao prever decisões mais criteriosas, a análise de dados ajuda a evitar despesas com procedimentos repetitivos ou desnecessários;
  • Melhoria nos resultados clínicos: ter em mãos o histórico de saúde detalhado de cada paciente otimiza as ações da Medicina Preventiva;
  • Atendimento personalizado e humanizado: o trabalho com a inteligência de dados desburocratiza os processos e libera as equipes para focarem naquelas demandas cujo fator humano é imprescindível.

3. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é o principal pilar de sustentação da análise de dados. As maiores tendências tecnológicas na área da saúde partem da IA para garantir uma gestão mais efetiva tanto em termos administrativos quanto no controle da jornada do paciente.

Uma plataforma de coordenação do cuidado como a Laura Care – software especializado da Laura – utiliza o apoio da Inteligência Artificial para entregar aos pacientes e beneficiários um atendimento de qualidade e humanizado ao longo de toda a jornada.

A solução otimiza a rotina corporativa em hospitais e operadoras de saúde, escalando o atendimento dos pacientes e mantendo o monitoramento constante. O paciente ganha mais atenção, enquanto os profissionais da saúde contam com um aliado em sua rotina de trabalho.

Saiba mais sobre o Laura Care e surpreenda-se com o que a tecnologia é capaz de fazer pelas operações em saúde!

Isso é muito relevante para o sucesso dos programas preventivos, por exemplo, e resulta em menores taxas de hospitalização, menor volume de visitas pelo mesmo problema, diminui o volume de exames complementares, melhora os serviços preventivos, e garante maior adesão de tratamentos, maior satisfação do paciente e melhoria geral nos indicadores de saúde.

Os insights gerados pelo Laura Care fortalecem o planejamento das ações e torna a condução dos processos mais efetiva, com linhas de cuidado personalizadas para toda a carteira de beneficiários.

As linhas de coordenação de cuidado são desenhadas de acordo com a necessidade e protocolos da sua operadora e com base no perfil epidemiológico mapeado, garantindo assim a acurácia nos encaminhamentos e a segurança dos pacientes.

Se você quer acompanhar as tendências na área da saúde e transformar processos com a ajuda da Inteligência Artificial, entre em contato conosco e prepare-se para o futuro da gestão em saúde!

Materiais premium

Conteúdos mais lidos