A transformação digital é um caminho quase que indispensável para hospitais que pretendem exatamente no próximo período. A estratégia só traz benefícios, entre os quais, reduzir custos, otimizar processos e melhorar a qualidade dos serviços. Mas e a transformação digital na saúde , como pode beneficiar as instituições desse setor?
É sobre isso que vamos falar nesse artigo. Você também quer garantir um lugar ao sol para seu hospital após a crise? Os conceitos que mostraremos a seguir podem trazer mais do que isso. Eles podem fazer sua instituição conhecer o caminho da prosperidade. Confira!
O que é Transformação Digital na Saúde?
No contexto das empresas, a transformação digital é uma estratégia de mudança que se reinventa. Essa transformação, no entanto, é pautada pelas mudanças trazidas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais.
Em outras palavras, como a tecnologia evolui, o ser humano também muda o jeito de pensar, agir, viver e se relacionar com o mundo. Além das adaptações provocadas nos, temos, ainda, as mudanças na forma de trabalho e consumo, ou seja, as associações também são afetadas.
A transformação digital na saúde é justamente esse movimento. Os hospitais novas exigências de atendimento, então, eles adaptam suas estruturas e se adequam aos novos pacientes e suas expectativas.
Eles fornecem que os serviços de saúde apresentem soluções mais ágeis. Para isso, as instituições não têm outra alternativa: precisam compreender e dominar novas ferramentas.
A transformação digital na saúde é, portanto, uma nova jornada. Nela, haverá uma mudança organizacional, envolvendo o modelo de negócios atual e até a forma como os profissionais de saúde interagem com o paciente. Uma mudança nos processos, nas estratégias e na cultura organizacional.
Benefícios da Transformação Digital na Saúde
Ainda existe muita insatisfação entre os pacientes no atendimento hospitalar no Brasil. São diversos problemas, entre os quais falta de estrutura e de medicamentos. Casos de casos, a transformação digital em saúde pode ajudar.
Através das ferramentas de big data, por exemplo, é possível que o hospital monitore melhor os insumos e os mesmos dos mesmos. A qualidade dos serviços tende a evoluir e todos os impactados de forma positiva.
Engajamento dos pacientes
Um dos ganhos da transformação digital será percebido na jornada do paciente. As mudanças e automações tornam-se a relação mais fluida. Com isso, os pacientes se engajam mais com o serviço prestado.
Tecnologias digitais, como o big data, auxiliam o médico na prestação do serviço de saúde. Em quase todas as hipóteses, vendo e registrando o que os olhos humanos não podem ver, nem registrar.
A Inteligência Artificial pode auxiliar na gestão do cuidado e em processos mais eficientes. Com as melhores soluções, pacientes em trajetória de risco são identificados com bastante antecipação. Com isso, o tempo assistencial ganha mais tempo para iniciar os cuidados.
Os robôs podem antecipar em até 12 horas o alerta de deterioração clínica, quando combinado ao monitoramento contínuo de sinais vitais, é um recurso de ajudar o tempo assistencial a otimizar os resultados clínicos, financeiros e, claro, a salvar vidas.
Transparência nos Processos
A transformação digital na saúde também vai trazer transparência aos processos. Isso porque ela requer adesão a tecnologias que automatizam processos manuais e mais burocráticos.
Com isso, gestores de acesso consegue enxergar melhor os processos e a administração de permissão. Outro benefício é que os erros diminuem.
Redução de Custos
Reduzir custos e desperdício sempre é bem-vindo. A transformação digital na saúde também vai trazer esse benefício, sobretudo em relação aos custos operacionais e decorrentes de glosas médicas.
Além de melhorar o controle de estoques, automatizar processos é uma excelente forma de diminuir como glosas, organizar a equipe e suas jornadas. Resultado: mais agilidade, produtividade e menos erros.
Como preparar sua instituição para a Transformação Digital na Saúde?
A transformação digital requer mudança de cultura, ou seja, pode levar meses. O passo 1 é conseguir apoio de todos os gestores, envolvendo RH, TI e comunicação.
Para isso, passo 2: conscientizar a equipe dos benefícios e sobre a necessidade da mudança.
Passo 3: tire dúvidas e garanta que todos os profissionais, tanto da saúde, quanto do administrativo se sintam seguros.
Passo 4: A transformação digital na saúde também vai exigir uma revisão detalhada dos processos e pontos de dor. Encontre os gargalos e as maiores urgências e não tente resolver tudo de uma vez.
Dica: selecione no máximo três pontos de prioridade para corrigir. Esse caminho vai trazer melhores resultados. Algumas ferramentas gratuitas também podem ajudar. São elas:
- Conta Azul;
- Slack;
- Trello;
- Noção;
- VExpenses.
Como novas tecnologias digitais impactam a área da Saúde
As tecnologias são muito importantes, ou até indispensáveis para hospitais. Por isso, a transformação digital na saúde é um caminho sem volta.
Com a Inteligência Artificial, por exemplo, é possível acompanhar a evolução do quadro clínico de um paciente de perto, permitindo que a equipe médica atue rapidamente caso haja sinais de deterioração clínica no paciente.
Automação de processos, big data, aprendizado de máquina e telemedicina também são ferramentas que ganham mais e mais espaço no setor de saúde. Quando, liberar a qualidade do hospital.
Conheça Laura Inteligência Clínica
A Laura Inteligência Clínica é uma tecnologia que ajuda instituições da saúde a evitar danos e reduzir custos por meio de análises preditivas.
A Inteligência Artificial do sistema auxilia a equipe médica e assistencial a identificar pacientes em trajetória de deterioração clínica, possibilitando a intervenção antecipada para iniciar com mais tempo a gestão de cuidados e otimizando resultados financeiros.