

Richard Oliveira, CEO da Unimed Grande Florianópolis, conta em vídeo a sua visão e experiência sobre o uso da inteligência artificial e da inovação para conquistar os resultados da operadora. Assista esse case de sucesso agora mesmo!
O uso da inteligência artificial impulsiona operadoras de saúde e profissionais a realizarem um trabalho com maior assertividade. E isso, vem mudando cada dia mais a forma com que a prestação dos serviços de saúde são vistos. É por isso que a Unimed Grande Florianópolis se tornou um case de sucesso!
A operadora, adotando três pilares na gestão: a governança, a transformação digital e o novo jeito de cuidar, tornou-se a primeira Unimed a levar a inteligência da Laura para Santa Catarina. Em um primeiro momento, a Laura esteve presente na instituição com a solução Laura Inteligência Clínica. Nesta aplicação, já são mais de 5 mil pacientes atendidos e mais de 13 mil alertas. O objetivo principal foi dar o total suporte para as decisões clínicas da equipe e, para Richard Oliveira, CEO da Unimed Grande Florianópolis, isso gerou ainda mais segurança aos próprios pacientes.
“O benefício é a gestão à vista que o nosso time assistencial tem. É uma segurança, porque ele consegue monitorar essa quantidade de pacientes e, claro, no momento em que eles estão confortáveis essa segurança é transferida para os nossos pacientes.”, conta Richard Oliveira.
Já em um segundo momento, o Laura Care foi instaurado para auxiliar a instituição na obsessão e cuidado completo com o cliente. “Foram 14 municípios atendidos gratuitamente e por um robô. Acontecia uma classificação, mas as pessoas já eram confortadas em um primeiro momento. Estivemos ao lado da população no momento que ela mais precisou.”, complementa Richard.
A Unimed Grande Florianópolis foi a primeira cooperativa do Sistema Unimed a ser criada em Santa Catarina. Foi implantada num período em que informações e experiências cooperativistas eram conhecidas, apenas, em São Paulo, primeiro estado a adotar o sistema cooperativista na medicina.
Hoje, a cooperativa conta com a unidade de Pronto Atendimento Infantil, em Florianópolis, e o Hospital Unimed, em São José, que também oferece Pronto Atendimento Adulto e Serviço de Imagem.
Com mais de quatro décadas de história, a Unimed já consolidou suas raízes e conquistas! E daqui para frente, o objetivo é que a sua história ainda alcance mais conquistas ao Sistema Cooperativista de Trabalho Médico na Grande Florianópolis.
Falando em conquistas, a inovação é algo que caminha ao lado da cooperativa e a impulsiona a atingir resultados ainda mais expressivos.
Desde o início da parceria do P.A Digital da Laura com a Unimed Grande Florianópolis, mais de 25 mil alertas foram gerados à equipe e mais de 13 mil pacientes foram monitorados pela Laura.
Como cerca de 6 mil pacientes estavam enquadrados como caso leve, não foi necessária a intervenção da equipe assistencial. Isso quer dizer que os pacientes foram atendidos e monitorados somente pela assistente virtual. Esse fato gerou uma economia de mais de R$ 175 mil com a digitalização da coordenação do cuidado neste período para a Unimed Grande Florianópolis.
O P.A é uma plataforma de inteligência artificial que utiliza a tecnologia conhecida como NLP (natural language processing) ou processamento de linguagem natural. O objetivo é que os beneficiários relatem seus sintomas e tirem suas dúvidas.
Com relação ao pronto atendimento digital, com foco na Covid-19, ao relatarem seus sintomas e fatores de risco, os pacientes com suspeita da doença e considerados mais críticos serão orientados pela Laura a procurarem atendimento médico em uma unidade de Pronto Atendimento física.
Já para os pacientes que apresentarem sintomas classificados como leves, a Laura, irá monitorá-los por 14 dias através do Whatsapp, até descartar os sintomas ou identificar a necessidade de atendimento médico.
Agora que você conheceu este case de sucesso, que tal utilizar as soluções da LAURA na sua instituição para otimizar a coordenação do cuidado através da inteligência artificial?
> Inteligência Artificial na saúde: conheça 7 benefícios
> Análise preditiva: saiba como a IA atua na gestão do cuidado
Escala e suporte de decisão para provedores de saúde por meio de tecnologia, acompanhando toda a jornada do paciente dentro e fora do hospital.
Cases Relacionados: